Mestrado EAD

Educação

Investimento

valor

nº de parcelas

R$ 598,50

/

/

R$ 14.364,00

até 24x de R$ 598,50

/

R$ 14.364,00

até 24x de R$ 598,50

/

R$ 14.364,00

/

Reconhecimento do diploma

Diploma internacional por Universidade Norte Americana Registrada no MEC, o reconhecimento é feito pela Plataforma do MEC : www.carolinabori.mec.gov.br. Já temos aluno com diploma reconhecido pela Uiversidade Federal de Alagoas, no prazo récorde de um mês e sete dias, segue o link para consulta: https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/311449

I - Disciplinas Obrigatórias

1 – EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO NO BRASIL – 04 CR 60H

Ementa: Natureza e função da Educação Básica. Breve história da escolarização no Brasil. Acesso, permanência e qualidade da educação básica. Políticas curriculares no Brasil e educação básica: diretrizes e organização curricular. Sistemas de avaliação na educação básica.

 

2 – METODOLOGIA CIENTÍFICA – 04 CR 60H

Ementa: Saber comum e saber científico; verdade; o método científico; método indutivo; método dedutivo; método hipotético dedutivo; tipos de explicação científica; análise e síntese; a importância dos modelos em ciências;  métodos das ciências humanas; elaboração da pesquisa e tipos de pesquisa; escolha do tema, do objeto e do problema; estrutura da dissertação.

 

3 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA I – EXAME DE QUALIFICAÇÃO – 02 CR 30H

Ementa: Articulação entre o referencial teórico e os procedimentos metodológicos. Elaboração dos instrumentos e coleta de dados. Produção/coleta de dados. Sistematização inicial dos dados. Revisão bibliográfica. Produção do texto referente ao movimento metodológico. Organização do texto para exame de qualificação.

 

4 – SEMINÁRIO DE PESQUISA II – DISSERTAÇÃO – 02 CR 30H

Ementa: Acompanhamento da escrita da dissertação. Organização do trabalho acadêmico de cada mestrando de modo que seja elaborado o texto de Dissertação com a finalidade de realizar a defesa final.

 

5 – ESTUDOS AVANÇADOS SUPERVISIONADOS I – 02 CR 30H

Ementa: Abordagem de temas atuais em destaque nas análises da problemática da Educação Básica na contemporaneidade, refletindo sobre campos teóricos da política e legislação educacional ao longo da história da educação básica brasileira, bem como sobre os campos da educação especial
na perspectiva inclusiva, do currículo escolar, suas metodologias, ensino e avaliação.

 

6 – ESTUDOS AVANÇADOS SUPERVISIONADOS II – 02 CR 30H

Ementa: Abordagem de temas atuais em destaque nas análises da problemática da Educação Básica na contemporaneidade, refletindo sobre campos teóricos da política e legislação educacional ao longo da história da educação básica brasileira, bem como sobre os campos da educação especial
na perspectiva inclusiva, do currículo escolar, suas metodologias, ensino e avaliação.

II - Disciplinas Obrigatórias por Linhas de Pesquisa

LINHA 1 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO BÁSICA – 04 CR 60H

Ementa: A educação no contexto das transformações da sociedade contemporânea; a relação Estado e políticas educacionais; as políticas, estrutura e organização da educação escolar no Brasil a partir da década de 1990; a regulamentação do sistema educacional e da educação básica; o Plano Nacional de Educação; as políticas de gestão, avaliação e financiamento da educação básica.

 

LINHA 2 – EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PESPECTIVA INCLUSIVA – 04 CR 60H

Ementa: Paradigma da Inclusão Educacional. Inclusão escolar e direitos. Constituição da educação inclusiva e as propostas de escolarização das pessoas em situação de deficiência, em diferentes momentos históricos. Inclusão e qualificação profissional. Conceituação de necessidades educacionais especiais. Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em turmas regulares.

 

LINHA 3 – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA – 04 CR 60H

Ementa: Organização dos tempos espaços educativos como artefato cultural gerador de conhecimentos. A relação escola-professor conhecimento. A construção do Projeto Político Pedagógico e suas dimensões: gestão, currículo, avaliação e planejamento.

III - Disciplinas Eletivas

1 – GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 04 CR 60H

Ementa: Abordagem sociológica dos modelos organizacionais de escola pública; Gestão da educação e da escola; Descentralização, Autonomia e Democracia na Gestão Escolar; Gestão Escolar, condições de trabalho e a qualidade da educação e do ensino.

Aspectos históricos-conceituais e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. O financiamento da educação brasileira na legislação: a vinculação Constitucional, a política de fundos. A política de descentralização financeira para a Escola. O financiamento da educação e a relação público-privado. A Educação básica de qualidade, padrões mínimos e o custo-aluno-qualidade inicial (CAOi).

 

2 – CURRÍCULO, CULTURA E CONHECIMENTO – 04 CR 60H

Ementa: Currículo e avaliação na educação brasileira: pensamento curricular; currículo e suas dimensões epistemológica, histórica, didático-pedagógica, política e cultural; política do conhecimento oficial e currículo escolar; concepções teóricas do currículo e da avaliação; currículo disciplinar e possibilidades de superação da disciplina; debates contemporâneos no campo do currículo e da avaliação; desafios para o século XXI.

 

3 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL – 04 CR 60H

Ementa: Educação, escola e culturas. Multiculturalismo e educação. Identidade e diferença. Relações entre diferença e deficiência. Reconhecimento da diversidade humana presente em cada sala de aula, considerando a diferença como elemento favorável ao ensino. Questões de gênero e etnia. Diferença cultural e Direitos Humanos: tensões e perspectivas. Escola e violência. Processos de exclusão na escola. A inclusão como garantia do direito à educação.

 

4 – DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – 04 CR – 60H

Ementa: Estudo das contribuições da Pedagogia, da Didática e da pesquisa sobre a formação de professores – concepções pedagógicas; sentido social da profissão professor; a organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino – tendo em vista a formação e atuação profissional dos mestrandos e doutorandos.

 

6 – TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM – 04 CR 60H

Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento da criança ao adulto: contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon; interações socioculturais, construção do conhecimento e constituição dos sujeitos nas práticas sociais.

 

7 – ESTUDOS ESPECIAIS I – 01 CR 30H

Ementa: Atividades de preparação e produção de artigos para serem publicados em periódicos ou apresentados em eventos nacionais ou internacionais

 

8 – ESTUDOS ESPECIAIS II – 01 CR 30H

Ementa: Atividades de preparação e produção de artigos para serem publicados em periódicos ou apresentados em eventos nacionais ou internacionais

 

9 – TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 02 CR 60 H

Ementa: Aprofundamento teórico-conceitual e metodológico de temática específica necessária à construção do objeto de pesquisa do mestrando ou doutorando

 

10 – TÓPICOS ESPECIAIS EM INCLUSÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 02 CR 60H

Ementa: Aprofundamento teórico-conceitual e metodológico de temática específica necessária à construção do objeto de pesquisa do mestrando ou doutorando

 

11 – TÓPICOS ESPECIAIS EM METODOLOGIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 02 CR 60H

Ementa: Aprofundamento teórico-conceitual e metodológico de temática específica necessária à construção do objeto de pesquisa do mestrando ou doutorando

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Instituição

IVY ENBER CHRISTIAN UNIVERSITY

Onde Fica a Instituição

Na Flórida, Estados Unidos.

Duração

24 Meses

Área de Atuação

Educação Básica

Linha de Pesquisa

  • LINHA 1: Políticas de Educação Básica
  • LINHA 2: Inclusão Educacional na Educação Básica
  • LINHA 3: Metodologias e Práticas na Educação Básica

Estrutura Curricular

Total de Créditos: 24

Material didático

Os cursos oferecidos pela UNICURSO têm no conteúdo didático um grande diferencial. São centenas de apostilas e videoaulas que agregam conteúdo e qualidade às disciplinas, proporcionando aos alunos acesso a um material em formato moderno, com linguagem e contexto adequados à nossa proposta de ensino.

As apostilas estão disponíveis nos ambientes virtuais de cada disciplina e também podem ser fornecidas em impressão colorida com alta qualidade gráfica. As vídeo aulas também são postadas na sala virtual, permitindo ao aluno o acesso sempre que desejar.

As revisões e atualizações constantes garantem a qualidade e o conteúdo moderno do nosso material didático, recurso fundamental para o nosso Sistema de Ensino.